quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Flash da Semana

# Estive no Lago do Juá fazendo matéria para o JT Comunidade. Todos os moradores e pescadores estão preocupados com os rumos que está tomando a invasão do terreno do empresário Paulo Correa. Gente de toda parte está se aglomerando na área e logo chegarão as margens do Lago do Juá. Uma pena que aquele santuário ecológico vire um Mapiri do futuro!

#Estive no bairro do Livramento, Escola Belo de Carvalho, onde verificamos a situação de Insegurança dos alunos e professores. O muro da escola desabou ha cerca de 7 meses e nada foi feito pelo governo para recuperá-lo. Todo mundo entra sai da escola. Os professores e alunos vão participar de uma campanha para recuperar o muro. Domingo haverá uma promoção para conseguir recursos para a compra de material.

# Estive também na Comunidade Jacamim, na Rodovia Curuá-Una, onde verificamos o crescimento populacional da vila e a construção de belas casas de alvenaria, em estilo colonial. Supermercado, casa de material de construção, igrejas, escolas e posto de saúde. Em menos de 10 anos, Jacamim sera um bairro de Santarém.

# Do outro lado da cidade, estive em Cucurunã, na Rodovia Everaldo Martins. Parece que as comunidades do Eixo Forte estão paradas no tempo. Irurama é uma vila bucólica. As pessoas vivem de um pouco de agricultura familiar, bolsa família e aposentadorias. Gostei da Ponte sobre o igarapé, onde a água ainda corre limpinha.

# Parei na violência do trânsito. Ontem, terça-feira, dois jovens, dirigindo seus carros em alta velocidade, fazendo racha na avenida Rui Barbosa, atropelaram cinco pessoas em uma parada de ônibus, uma moça morreu no local. Felipe Belo, de 18 anos, foi preso em flagrante. Outro jovem de nome, Roberto Jr. Mendonça, fugiu do local. Suzana dos Reis LIma, 20 anos, estava começando a vida, recém casada. Buscava qualificação profissional e perdeu a vida por imprudencia de dois jovens de classe média.

# Conversei pessoalmente com Everaldo Martins, antes de viajar para Belém. Ele foi convidado pela governadora Ana Júlia Carepa para cargo de Chefe da Casa Civil. De primeira mão, aceitou. Acho que ficou animado por causa da importância do convite. Mas não acredito, particularmente, que ele fique por lá. Aqui é melhor. E tem mais, apesar da imposição da governadora aos outros secretários que vão ter que rezar pela cartilha do Todo Poderoso de Santarém, não será fácil conciliar todos os pensamentos que compõe do governo do estado. O Poder corrompe. Mas aqui é melhor. Todos aqui, ouvem, simulam uma discussão, mas aceitam. Lá, é outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário