segunda-feira, 14 de setembro de 2009

maior ponte do mundo

Confira fotos em 360 graus da maior ponte da Amazônia
Obra sobre o Rio Negro tem 3.600 m e ligará Manaus a Iranduba. Veja, em fotos panorâmicas, como a ponte está sendo construída.
Iberê Thenório Do Globo Amazônia, em Manaus
Tamanho da letra
A-
A+
Não há como passar pela orla de Manaus sem notar a construção da maior ponte da Amazônia. Com 3.600 m de comprimento, ela está sendo erguida sobre o Rio Negro e ligará a capital amazonense à cidade vizinha de Iranduba.

Suba na ponte que está sendo construída em Manaus


Previsão de entrega da obra é março de 2010. (Foto: Iberê Thenório/Globo Amazônia)
Os leitores do Globo Amazônia serão os primeiros a subir na ponte, que ainda não está aberta. Por meio de uma nova ferramenta lançada na última semana, o internauta poderá ver a obra a partir de dois pilares de mais de 50 metros de altura.

Veja outras fotos panorâmicas da Amazônia


Leitor poderá subir a 55 metros de altura e ver a imensidão do Rio Negro em frente a Manaus. (Foto: Iberê Thenório/Globo Amazônia)
Para não atrapalhar o tráfego de grandes embarcações, a ponte terá dois vãos livres de 55 metros de altura por 200 m de largura. No meio desses dois trechos ficará um mastro de 158 metros, servindo de sustentação para cabos de aço que vão segurar a ponte.


Para permitir a passagem de grandes navios, ponte terá um trecho estaiado com dois vãos de 200 metros de largura cada um. (Foto: Consórcio Rio Negro/Divulgação)
A obra, que custou ao governo do estado R$ 574 milhões, terá 74 pilares e irá consumir 14,5 mil toneladas de aço, além de 138 mil metros cúbicos de concreto – o equivalente a 25 prédios de 20 andares. A previsão é que carros possam circular sobre a ponte em março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário