terça-feira, 23 de março de 2010

Alter do Chão também tem sua periferia

Muitas pessoas vão a Alter do chão e acreditam mesmo que a Vila seja apenas o que existe de mais belo e propagado pelo mundo a fora. Vendo de frente, é um belo Cartão Postal. Belas casas, ruas limpas, pessoas bonitas, mulheres de biquini, carrões. Mas vendo o outro lado, cresce uma periferia problemática. O bairro União 2, é uma ocupação desordenada. Casas de madeira, cobertas de palha, fiação elétrica de gatos, passando rente as cabeças dos moradores. Mas todos são felizes. Dizem que moravam antes no interior, Rio Tapajós, e agora moram na cidade, tem escolas, praias e transporte coletivo para ir a Santarém quando quiserem. Não reclamam da falta de coleta de lixo, energia boa e água tratada para beber. Vivem como se ainda estivessem no interior. É uma face que poucos enxergam. Estivemos do doutro lado dessa Bela Alter do Chão e vamos mostrar na quarta-feira, no JT Comunidade.

quinta-feira, 18 de março de 2010

cuidado com as denúncias de véspera de eleição

É comum neste período surgirem notícias na imprensa denunciando políticos por improbidade administrativa. Denunciar é fácil, provar é dificil. O que ocorre é que muitas denúncias são feitas por questões políticas. Adversários nos palanques, usam os meios que tem em mãos para atingir seus opositores. Por exemplo: A Polícia Federal esteve na casa do Presidente da Assembléia legislativa do Estado, Domingos Juvenil, em Altamira, para apreender grande quantidade de medicamentos. Houve uma denúncia para a PF e ela imediatamente conseguiu um Mandado com a Justiça e fez a Operação. Detalhe: os medicamentos são de um filho do deputado. Os remédios seriam doados. O caso repercutiu no estado e atingiu em cheio o deputado, porque ele foi mais citado na matéria que o dono dos remédios. Temos outros exemplos. Hoje com apenas um celular na mão, as pessoas conseguem fotos, videos de alguns fatos que podem servir como prova na Polícia, mas na justiça fica mais dificil. As denúncias públicas ganham espaço na mídia, começam pela internet e acabam no rádio e tv. Após feita a denúncia, o caso ganha repercussão e isso prejudica as pessoas. É muito dificil reverter uma situação de calúnia e difamação. Ficam as marcas por muito tempo. Então, muito cuidado. É Preciso verificar se existem provas contra o denunciado. Em ano eleitoral a gente vê de tudo, até boi voar.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Armando Carvalho - candidato?

Vote Armando Carvalho vereador 2012.

Não está legal, vamos tentar de novo.

Vote para vereador em quem conhece seus problemas. Não está combinando a concordância verbal. Deveria começar assim: votem para vereador em quem sabe as dificuldades que voce passa. Sabe, mas também não vai fazer nada por voce. E quem falou que vou ser vereador para resolver os problemas dos meus cabos eleitorais? Nada disso, cabo eleitoral recebe para trabalhar, não merece obras ou beneficios enquanto seu candidato exerce o mandato.
Venda seu voto para comprar uma cesta básica. Não, tá muito pobre. Venda seu voto para passar uma noite no motel com sua namorada. Melhorou!! Tenho pensado no asssunto ultimamente. Até sonhei que estava de paletó e gravata na Câmara. Mas também sonhei que minha vida tinha mudado. Já não falava com meus amigos, porque alegava falta de tempo. Já não sentava na sombra da mangueira, com os comunitários da Estrada Nova, para conversar sobre mato, bichos e roçados. Porque bicho é coisa do BBB. Mas tem roçado, aí sim vale a pena pensar no verde. De tanto pensar no assunto, me filiei no Partido Verde. Porque? Aha! me pegou. Mas vou responder. PV, porque é da vanguarda. Tá na moda. Ecologia é tudo. Greenpece.. adoro esse pessoal que fica viajando pelo mundo a bordo de um navio, homens e mulheres livres, bebendo, comendo, fumando e namorando. Tem a minha cara. Marina Silva, é flora, da mata mesmo, tipo Curupira, quando não concorda, pula fora. Não se vende fácil. Não ganha mais nem para senadora, mas vai sair candidata pelo nosso partido. Tô aí! nem que seja para fazer número, mas não pensem que vou divulgar o PV só porque sou dele, nada disso, direitos iquais na política e na mídia.
Mas voltando a minha candidatura a vereador. Acho que serei um bom vereador. Entrarei calado e sairei mudo, para não ser chato. Vou votar nos projetos dos colegas, como forma de solidariede. Não vou pedir emprego para meus parentes, porque não tenho parentes aqui em Santarém. Negociata, nem pensar, odeio guardar dinheiro na meia. Porra!! Não vai fazer nada então? Vou, no primeiro dia de mandato, vou abrir uma poupança e durante os quatros anos vou guradar meu salário. Já sei, vai gastar tudo na reeleição. Errado! Não vou sair candidato a reeleição. Sou contra a reeleição. Se no primeiro mandato não farei nada, imaginem no segundo. Te peguei! pensou que ia sair por aí dando dinheiro para os amigos ou fazendo farra. Vou preparar a minha aposentadoria. Portando, tchau e um abraço, até às urnas de 2012.

segunda-feira, 15 de março de 2010

pessoas bonitas que adoram posar




Olhem o figurino da Suely Matos e da Nelma Bentes. Valquiria em um momento de folga das visitas aos alagados.

sábado, 13 de março de 2010

Destaques de 2009
















Estivemos no evento promovido pelo Conselho da Mulher Empresária. Quatro mulheres que se destacaram em suas profissões foram homenageadas.

sexta-feira, 12 de março de 2010

O fechamento da Br 163 pelo desmando

Mandar e depois desmandar é uma rotina em Santarém. As autoridades perderam o respeito pelo povo e em consequência, o povo perdeu o respeito por elas. Alguns exemplos são públicos e notórios. As obras inacabadas do PAc. Implantação de esgotos sanitários, cais de arrimo da orla do Uruará, Recapeamento da Magalhães Barata e uma serie de constrruções nas ruas ou calçadas. Ninguém respeita o Código de Posturas do muicipio. Ninguém respeito as Leis de acessibilidade. Até os prédios públicos são construídos sem rampas de acesso para cadeirantes. Interditar ruas virou moda. Hoje foi a vez dos moradores de Mojui dos Campos, interditarem a Rodovia federal Br-163. Tudo de acordo com as autoridades. Eles ficaram revoltados com O Manda fazer eleição, Desmanda fazer a eleição. A esperança se esvai na decisão de suspender a eleição marcada para o dia 28 de março. A campanha eleitoral, na base do corpo a corpo, porque não tem outros meios na vila, futuro municipio, já teve gastos por parte dos candidatos. A professora Maria do Carmo vai de vento em popa com verba partidária. Jailson aos trancos e barrancos por falta de recursos. Mas tudo bem, porque a Vila vai virar municipio, vai ter Prefeito, Vice, Câmara de Vereadores, Fórum de Justiça e outras repartições públicas. Vai dar mais empregos para a juventude e caminhar com as próprias pernas. Mas tudo foi por água a baixo. Por interesses políticos, a eleição foi adidada. Pra quando? 2012. E a Br? Tudo bem, foi liberada ontem mesmo. Mas eles promtem voltar.

quinta-feira, 11 de março de 2010

O rádio é meu fraco, meu amor, minha vida...

Fiquei alguns dias sem escrever. Não, não ouve qualquer problema. Estive bem. Visitei vários lugares, mas simplesmente me deu uma preguiça de escrever. Chegava na frente do computador, ficava olhando e desistia. Foi um branco na mente. Escrever não é uma brincadeira, como foi no ano passado. Este ano estou mais cauteloso quanto a fala e escrita. Não sei se estou amadurecendo ou é uma fase da vida. Mais uma na minha vida de mais de meio século. Já cheguei a desistir da comunicação. Foram duas fases na minha vida. Trabalhei num colégio em Manaus. Fui Policial Civil e há 15 anos, fui padeiro. Mas acabei voltando para o rádio. A forma de fazer rádio com naturalidade, sem forçar a situação, sem pressionar, sem se deixar empolgar, sempre foi meu fraco. E olha que já passei por todos os setores do rádio. Fui apresentador de Programa, Noticiarista, locutor esportivo, editor e produtor e ultimamente repórter. Essa fase atual é uma das mais interessantes, mas também gosto muito de fazer programas de auditório, coisa antiga, do passado. Tive uma uma fase de programas ao vivo dos bairros. Contato direto com a comunidade. Participação ao vivo, com distribuição de brindes. Quando você faz muita coisa, acaba não fazendo bem nenhuma. Estou mais ligado agora ao jornalismo imediato. Aquela dinâmica do rádio. A TV é lenta, demorada, dá muito trabalho para produzir e agente fica muito exposto. O rádio é mais oculto. É a voz, o imaginário do ouvinte. Voce acaba ficando íntimo da casa do ouvinte. Quase um parente. As pessoas fazem idéias sobre voce, sua vida e sua família. Conhecem seus filhos, mulher e modo de vida. Mas não sabem quem voce é; Eu gosto disso. Andar na rua, sem ser reconhecido. Discreto. Podendo ser autêntico, sem ser importunado. Gosto de andar nas praças, sentar no Terminal Fluvial Turístico, o TFT e ficar olhando as pessoas, conversando fiado com minha mulher. O rádio nos dá uma sensação de domínio do público. A conversa ao telefone, ao vivo, manipulada pelo comunicador, transformando opiniões, formando idéia de coisas, política e fatos.
Às vezes manipulo as opiniões, faço perguntas que levam o interlocutor a responder o que quero. Não é justo, mas é uma coisa do rádio. NA TV NÃO PODE, mas no rádio tudo pode. Ultimamente temos alguns concorrentes imediatos, como celular e a internet. O twiter, o blog e os portais da vida, repassam infrormações de forma bem rápida, mas pouco confiáveis. Esses meios são muito pessoais. Tem dono que é uma pessoa normal, com direitos politicos e opinião quase formada. O rádio continua lider no tempo real. É gostoso chegar em algum lugar, passar a informação e pronto. Já foi, já divulgou, é como abrir a janela do seu quarto e falar: a cidade está cheia de buracos. Todo mundo entende. Tenho feito algumas matéria produzidas para a tv, do tipo, JT Comunidade, mas ficam longe de ser um material bom. Apenas médio. Mas é isso aí, o rádio continua campeão, é uma pena que financeiramente, está cada vez mais dificil bons profissionais com exclusividade no rádio. Nos últimos 10 anos não tem aparecido novos radialistas com talento. As faculdades não formam bons radialistas. As novidades estão vindo de fora, tipo Altamira, Itaituba e Amazonas. So pra voce ter uma idéia, o melhor narrador esportivo continua sendo o Ivaldo Fonseca, 20 anos na profissão. Tenho me preocupado também com os repórteres de tv. Poucos estão surgindo nas faculdades com gosto para a profissão. A maioria que está hoje na tv é apenas para ganhar expriencia ou encontrar um novo emprego. Vejo também uma forte tendencia a profissão de Assessoria de Comunicação. Pouco trabalho e salários bons.