terça-feira, 27 de outubro de 2009

UTI desativada

Uma nota da direção da UTI do Hospital Regional, dando conta de que poderá ser desativada a partir de novembro, se não houver acordo, pegou a Secretária Silvia Cumaru de surpresa. Ela chegou a dizer a imprensa que era mentira dos médicos, mas no final da Sessão, ao ouvir do deputado Alexandre Von, a confirmação da Nota, tratou de mudar o discurso e dizer que vai saber da Pró-Saúde sobre a questão. Mas garantiu que não fechará a UTI.
Mesmo diante de tantos questionamentos da população à Secretária, nada foi resolvido. Ela apresentou um relatório super dimensionado que revoltou os médicos. Sobre a nova pactuação, Cumaru, disse que estão ocorrendo reuniões do Conselho Estadual de Saúde, ou mesmo Municipal, onde os interessados podem participar e opinar, sugerir e até alterar alguma coisa. Coisas, aliás, que não vão alterar nada. A reunião serviu apenas para revoltar mais ainda a classe médica especializada do HRS>

Reunião na Câmara com advogados


Os advogados adéptos da campanha pró-Geraldo Sirotheau foram hoje a Câmara para divulgação. Geraldo é da oposição e faz críticas ao Bico Calado da OAb diante de tantos problemas que a cidade enfrenta, principalmente na área social.

Creche Seara recebe doações

Alunos da Escola Júlia Passarinho foram a creche Seara para a entrega de brinquedos e alimentos coletados em campanha.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Chegou a fruta do Verão







Registrei a chegada das primeiras melâncias da safra 2009.

Olha aí as colegas da TV- As globais se achando...







Jean e Zé







Os colegas Jean e Zé que sofreram acidente automobilístico na Maratona da Selva, estão de volta ao convivio da turma. Meio quebrados, veja as fotos...

Militares lutam por melhores salários

Os policiais militares, lotados no Terceiro BPM e Corpo de Bombeiros, foram hoje a Câmara Municipal, para pedir apoio dos vereadores para o Prejeto de Emenda Constitucional 300, que vai dar Isonomia Salarial a todos os militares das Policias do país. A PEC tramita no Congresso Nacional mas já tem governador contra, dizendo que não pode pagar salário para a PM iqual ao Distrito Federal, onde um soldado ganha quase 4 mil reais por mês.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mutilados do Trânsito

Ontem me dei conta que a situação do trânsito em Santarem é cada vez pior. Ao ver um policial militar com a perna decepada, parei para pensar quanta gente vai ficar assim até o ano de 2010? São incontáveis acidentes de trânsito envolvendo motoqueiros, que agente nem registra mais na imprensa. Somente os mais graves, com feridos e mortes, focamos nossas cameras.
Um estudante universitário indo para o Campus e um Policial militar vindo do futebol. 18:45 de quinta-feira, 22 de outubro, e o choque frontal entre os veículos. De repente uma perna decepada, separada em duas parte, por um pará-choque de carro. Deveria haver uma lei proibindo os motoqueiros de andarem sem proteção nas pernas, costas, braços e cabeça. Fui para casa com aquela imagem na cabeça. Será que um dia vai acontecer comigo também? Ando de moto. Aprendi a dirigir por mim e pelos outros, mas acidentes acontecem. A vida está por um fio para quem anda de moto. Ninguém respeita voce e de vez em quando, uma batida forte, naquela esquina onde voce passa todos os dias. O jeito é ir com cuidado, ligado, olhando para as tres dimensões, sem piscar, porque numa piscada, seu corpo pode ir parar no asfalto. Corpos nos asfalto são comuns. Acidentes ocorrem a todo momento. A maioria simples batidas, com prejuizos materiais. Mas todos os dias ocorrem também acidentes graves e fatais. O último que registrei foi na Rodovia Fernando Guilhon, logo após o viaduto. Um casal. Uma discussão, talvez comum entre os dois no Risca Faca. Quase madrugada. De repente uma arrancada. O vento frio entrou pela janela da picape Saveiro. O carro, bastante usado, subiu e desceu o viaduto. No volante o namorado, ao lado da namorada, dirigia em alta velocidade e em frames, o carro bateu no meio fio. A morte em segundos. Um corpo no asfalto, a espera do IML por mais de duas horas. Tragédia prevista? Uma família de luto. O carro destruído era o ganha pão do pai do rapaz. É um exemplo, mas quem quer saber de exemplos?

Agora sou PV

Me filiei ao Partido Verde no dia 23 de outubro de 2009. Antes dessa data, nem pensar em filiação partidária. Mas agora, já tenho um partido, Verde... natureba, como nóis.

MOJUI É A BOLA DA VEZ

Mojui dos Campos será o novo município do Pará. Já começa grande, está entre os 40 maiores do estado. Deixa para trás mais de 100 municípios pequenos, tipo Belterra ou Curuá. Terá um FPM de quase um milhão de reais. Todo esse dinheiro vai ser pulverizado no comércio santareno nos primeiros anos de instalação da nova unidade estadual. É um grande produtor de alimentos. Tem toda infraestrutura de cidade, mas falta melhorar suas estradas, ramais e comércio em geral. No setor administrativo vai precisar de tudo novo, mas isso não é problema. O prefeito eleito em 2010, para tomar posse em março, poderá colocar tudo em ordem no mandato tampão de 2 anos. Porque em 2012 teremos nova eleição para prefeitos e vereadores. Candidatos não vão faltar. Eleitores de Santarém poderão se lançar candidatos. Somente de Mojui, serão seis candidatos a prefeito. Veredores mais de 30 que se lançarão nessa aventura. Se der certo, a vida de muita gente vai mudar. Torcemos pelo sucesso. Mas o candidato natural é mesmo o vereador Jailson de Mojui. Esse tem um projeto que poderá levà-lo ao poder.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

OUTUBRO -MES MAGRO DO ANO

Outubro é o mês considerado magro. Fica mal posicionado no calendário gregoriano. Antes de começarem os preparativos para as festas de Natal e Ano Novo. Por isso mesmo, serve apenas para fazer movimentos grevistas, desde que esses movimentos encerrem antes de começar o mês que antecede o final do ano. Também é muito usado para invasões e ocupãções dos movimentos dos Sem... terra, casa e outros bens materiais. Não serve para investimentos, porque as Bolsas e Poupanças estão aguardando a movimentação do comércio. Também não é propício para construções, porque os materiais estão mais caros. As promoções só começam no mês que vem. Lançamentos ficam para novembro e dezembro. Promoções nas lojas só daqui a 15 dias. Então, pra que serve outubro? Para completar o ano. São 31 dias de trabalho e planos. A gente aproveita para fazer os planos para o natal e ano novo. E Planos são importantes, porque ninguém vive sem planejar.

Corregedor da SUSIPE

Corregedor do Sistema Penitenciário do Estado, Mauricio de França, está em Santarém para fazer acariações, interrogatórios e outros procedimentos para fechar inquéritos abertos pelo Sistema para apurar a rebelião em Cucurunã. Os funcionários e vice-diretores estão com um pé atrás.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Angela Cavalcante é um doce




Angela chegou de mansinho,


com jeito meigo e carinhoso,


conquistou nossos corações.


Hoje ela faz pano velho de nosso


sentimento. Pisa e borda nas nossas


vidas.


Não tem pena de nos fazer sofrer,


machuca quase sem querer,


é como uma rosa,


se tentamos pegar,


logo sentimos a dor dos


espinhos...

sábado, 17 de outubro de 2009

Aterro sanitário ou lixão a céu aberto

Estamos trabalhando em um JTComunidade sobre o Aterro de Perema. Conseguimos chegar sexta-feira a tarde, ao local onde a empresa responsável pela limpeza pública, está depositando resíduos sólidos da cidade.
O que as pessoas vão ver é uma novidade e o maior crime ambiental já cometido em Santarrém por uma empresa de recolhimento de lixo: as células do Aterro foram abandonadas e as caçambas e carros coletores estão jogando toneladas de lixo da cidade, em uma área bem próxima da Rodovia Curuá-Una e em baixo da rede de alta tensão da Eletronorte. Além disso, os coletores de material reciclável, estão morando no Aterro Sanitário. Eles armaram barracas de lona e papelão. O local já deveria estar fechado e funciona sem autorização da SEMA há três anos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Recebi do Procurador Geral da Prefeitura

Caro Armando Carvalho,


A verdade sobre a audiência judicial realizada no Vara da Fazenda Pública da Comarca de Santarém na data de 09.10.2009, às 8:30:
O Juiz interino da Vara, designou audiência na tentativa de celebrar acordo sobre uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado e Ministério Publico do Trabalho no ano de 2008. Esta ação, em síntese, se propôs solicitar a intervenção do Poder Judiciário no sentido do Município de Santarém realizasse concurso público para a área de educação. Requereu, ainda, que fosse feito a anulação de todos os contratos temporários e um pedido de dano moral coletivo pela referida contratação.
Acontece que naquela época, a então juíza titular concedeu a liminar pedida antecipadamente o qual determinou que o Município de Santarém fizesse em 60 dias o concurso pública para a área da educação; determinou ainda, que as contratações (temporárias) fossem elas todas justificadas.
Em sua defesa, o Município manejou perante a Presidente do TJ-PA, o pedido de suspensão da liminar por entender que havia ofensa a ordem pública, pois o prazo dado jamais seria feito o concurso já que há fases necessárias para ser percorrida, notadamente, o processo de licitação para a contratação da empresa.
A Presidente por sua vez, acatou o pedido e revogou a liminar deferida. Com isso, a municipalidade ficou livre para fazer o concurso a seu gosto e modo. E o fez, com a abertura de mais de 2.000 vagas no serviço público para todas as áreas.
Daquela data até a presente, o processo está tramitando. A municipalidade apresentou defesa. Após a defesa apresentou manifestação expontânea para juntar a homologação do concurso público 001/2008, e na oportunidade, requereu a perda do objeto da referida ação, já que o MP e MPT apenas pediram o concurso público para área de educação. Este é o entendimento da Procuradoria Jurídica do Município sobre a ação, salvo melhor juízo.
Hoje, a audiência seria para que o Município apresentasse um cronograma de datas para a convocação dos aprovados no concurso, conforme a solicitação do MP E MPT. Porém, o Município rechaçou esta proposta, pois entendeu que não caberia trazer este assunto a ação que está tramitando. Entende-se que são assuntos dispares, ou seja, não há nexo que o vincule. Além disto, alegamos que a ação perdeu o seu objeto de forma superveniente dado ao concurso realizado pelo município de forma ampla, como já evidenciado em linhas pretéritas.
Portanto, não é verdade que o Procurador Geral não aceitou assinar a proposta do Juiz. Não aceitamos com fundamentos técnicos como exaustivamente evidenciado ao norte.
Este processo continuará tramitando até percorrer todas as suas fases (falta sentença, recursos etc.)
Há sim uma programação feita pelo Município de Santarém para convocar os concursados, conforma é de conhecimento da imprensa. Isto representa acima de tudo responsabilidade da Prefeita com a coisa pública. Não é apenas convocar o concursado, mas ter amparo financeiro que sustente esta contratação. Além disto, informar que haverá uma equipe que trabalhará na condução do estágio probatório, fato este que não aconteceu no concurso efetivado na gestão passada.
Isaac Lisboa - Procurador Geral da PMS
Desculpe o texto extenso e o "juridiques
".

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Paulinho Jofre e Esposa. Ele quer vender seu PA. Se tiver alguém interessado na compra de um equipamento de som de última geração, consulte o proprietário no seguinte endereço: Avenida Ismael Araujo, canto com Prof. José Agostinho. Ela, enfermeira, trabalhando no Centro de Saúde do Boa Esperança. Feliz cvom a profissão, apesar do salário...
Paulo Tihamer comendo galinha caipira na Estrada Nova

MÉDICOS EM PÉ DE GUERRA CONTRA O HRS

Os médicos especialistas do HRS foram protestar contra a demissões. Estavam com uma tarja preta na manga.
No primeiro plano, Rubem Dourado, pneumologista. No segundo plano, Erick Jennings, neurocirurgião. Telmo Moreira, a esquerda e Luis Rodolfo, mais atrás.

Gente que faz negócios


Mary Froes e ... Nelson Mota e Rubson. Pequenas empresas, grandes negócios.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Falso Dentista é preso na hora de fazer o canal

Adilson Flausino, 46 anos, foi preso ontem a tarde, em um consultório particular de odontologia.
O falso dentista tinha até diploma na parede, mas era de um dentista de Santa Catarina. Pelo crime de Exercicio Ilegal de Odontologia, Adilson pode pegar de dois a seis anos de prisão. Interrogado pelo Delegado Silvio Birro, o falso dentista, disse que estudava odontologia no Paraná e agora quer voltar a faculdade para concluir o curso.

===Os 14 vereadores de Santarém foram ontem pela manhã ao Hospital Regional para conversar com o diretor daquela casa, e pedir explicações sobre as demissões e atrasos na implantação de novos serviços de alta complexidade. Melhor seria não terem ido lá, para evitar um vexame que ocorreu. Não foram atendidos pelo diretor da Pró-Saúde. Na onda do manda recado através do Assessor de Imprensa, pegaram um chá de cadeira de mais de uma hora. Teve gente que falou que foi bem feito, para eles aprenderam a se dar valor. Quem muito se abaixa, aparece os fundos, ditado antigo da minha avó Nazaré.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Edson Queiroz




O Fotográfo Edson Queiroz é um dos melhores, pra mim, o melhor da área. Além de ser um gentleman.... Waldir Ribeiro também saiu na foto.




segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Coleta de brinquedos



NO chá de bebê da Juliana um colega mal informado deu bolas para Julinha. Ela vai doar para Pastoral do Menor.

O bichinho de Estimação do Renato, meu caçula


O Cururu do Renatinho faz poses para fotografias e na foto superior mostra sua cara. Ele tem apenas um ano de vida, mas é muito inteligente.

UFOPA







Professor Doutor Seixas Lourenço trouxe a Santarém, deputados, senador e reitores para divulgar Projeto de Criação da Nova Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa. Isso mesmo, a Ufopa, terá amanhã última votação no senado. Segundo Flexa Ribeiro, não será nessário levar a votação para o Plenário, o voto de lideranças é suficiente. O Painel no auditório da UFPA foi apenas para justificar o que já está no papel e será levado a prática a partir de agora, quando o presidente Lula sancionar o projeto de criação da Nova Universidade Federal.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Juliana aos 8 meses de gravidez





Ju... é só trabalho, mesmo nos instantes finais de sua prenhez.

Imagem da Padroeira na TV Tapajós






















A chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição foi às 9:00 horas da manhâ. No auditório Joaquim da Costa Pereira, os funcionários rezaram...